Processo-criativo

Dicas para desenvolver seu Processo Criativo

No mundo da moda existem algumas vertentes comuns, principalmente no foco do processo criativo. Mas a verdade é que esse é um processo pessoal, que mesmo seguindo técnicas, surge de inspiração de cada um. 

Porém, isso não quer dizer que a criatividade é uma característica que não pode ser desenvolvida, muito pelo contrário. Ela deve ser praticada e estimulada para poder ser aperfeiçoada.

Pensando nisso, para ajudar nessa caminhada, o César – diretor criativo da Sweetie – separou algumas dicas baseadas no seu processo pessoal. 

O que é o Processo Criativo?

De forma prática e básica, o processo criativo é a estrutura de ideias para realizar um projeto. 

Como o livro “Roube como um artista” já diz, nenhuma criação é 100% original, mas sim uma adaptação de vários fatores e ideias já vistos que formam algo novo.

Ou seja, a criatividade é a junção de segmentos de tudo que você acompanha, assiste, lê, ouve, segue e gosta. E é isso que faz as ideias serem únicas e autênticas. 

No contexto da moda, isso é muito importante, pois é a partir de suas referências e inspirações que surgirão ideias para modelos, cores, estampas, tendências, tecidos e a essência e conceito da produção.

Óbvio que, o processo criativo é um conjunto de todas as referências que te acompanham, por isso é muito importante aguçar, ser curioso e experimentar novas culturas e entretenimento sempre que possível, mas isso sempre junto com muito esforço, estudo e pesquisa na área desejada. 

Quem é o César?

César brinca dizendo que nasceu com o lápis e papel na mão, tendo seu lado criativo aflorado desde criança. 

Assim, desde o começo de sua trajetória profissional se dedicou a ser estilista e por muito tempo trabalhou em grandes marcas que pediam por uma produção comercial. 

O que o fez ver que existem dois lados de profissionais da moda: o comercial, preocupado com as tendências e produtos que mais movimentam o mercado, e o de passarela, que permite um lado criativo mais aflorado, utilizando da essência, pensando no lúdico e nos sonhos. 

A Sweetie, obviamente, segue o segundo exemplo.

Então, César junto com o Antonio, que sempre se encantaram pela delicadeza, inocência e nostalgia das crianças, sentiram falta de notar essa essência nas peças infantis quando comparado com o mercado nacional .

Esse foi o primeiro passo para a criação: clareza no objetivo e em quem será atingido por ele. 

A partir disso, escolhe-se o modelo de produção. Normalmente, as coleções seguem as estações do ano como base.

Nesse caso, as coleções precisam ser definidas e iniciadas com cerca de 4 meses de antecedência. 

Mas no caso da Sweetie, o calendário é diferente, seguindo o que chamam de “Coleções Cápsulas”, sendo de acordo com eventos anuais. 

Coleção Cápsula

Como dito acima, as coleções cápsulas seguem eventos e datas que acontecem durante o ano. Por exemplo, é comum notá-las na: páscoa, dia das mães, dia dos pais, natal, ano novo, etc.

Geralmente, esse modelo tende a ser menor que as coleções tradicionais, pois são mais exclusivas.

Dessa forma, é possível iniciar um processo criativo mais pensado, elaborado e detalhado para um resultado final mais característico e personalizado dentro do padrão da marca e do público.

Por exemplo, o público da Sweetie são mamães clássicas, que gostam de peças elegantes e tradicionais, que assim como a sweetie, buscam vestir suas crianças como crianças. 

Portanto, no momento de desenvolver as peças, esse é o principal foco de César, seguir a principal inspiração da Sweetie com o estilo europeu e com peças que permitam as brincadeiras e represente quem as vestirá.

Após termos o público definido, o modelo de trabalho e saber quais são as principais inspirações, partimos para algumas dicas práticas do processo criativo.

5 passos para o processo criativo de moda

Para a Sweetie, pode-se dizer que as principais inspirações são a essência inocente das crianças, a natureza e os bichinhos que temos nela. 

Podendo ser claramente vista nos movimentos orgânicos e estampas de nossas coleções clássicas.

A verdade é que a inspiração pode vir de qualquer momento ou coisa, pode ser o balanço da árvore, uma viagem, uma criança correndo.

É puramente um sentimento que surge, quanto mais espontâneo e natural, mais verdadeiro será o resultado. 

Quadro de Inspiração

Já ouviu falar que andar com um caderninho é sempre bom para anotar as ideias? Seguimos esse conceito. 

Deixe seu pensamento fluir sem travas ou julgamento e torne isso visual para que entenda as ideias e insights. 

Ao colocar tudo em um quadro e visualizar, é possível começar a unir os pontos e produzir de forma mais simples. 

Ou seja, coloque suas referências, no caso de César, podemos notar paisagens, uma coleção, ilustração de uma época em questão, etc. 

Pesquisa de matéria prima

Na Sweetie esse assunto já segue um padrão, onde a preferência são as fibras naturais: algodão, viscose e linho. 

Mas mesmo assim, ao iniciar uma coleção é preciso definir o tecido que ficará melhor para cada caso, além de qual modelo irá produzir, sendo vestidos, conjuntos, saia ou blusa.

Desenhos e Estampas

Com os tecidos decididos, o processo de desenho começa.

Sendo muito utilizado o quadro de inspiração para facilitar a visualização dos desenhos com as cores e tecidos. 

No caso da estampa da páscoa, a base de inspiração foi o livro maravilhoso da Beatrix Potter, do Petter Rabbit, seguindo entre os elementos coelhinhos, ovos de páscoa, balões, todos os tons pastéis.

Afinal, é importante pensar no contexto de cada elemento da criação. 

Peça piloto e produção

Após todos os passos acima definidos, chega o momento de César passar os detalhes para a modelista captar a ideia do estilo.

Na sequência, é feita a peça piloto para que uma modelo faça a prova, assim é sinalizado os ajustes de imperfeições e defeitos que possam surgir.

Esse mesmo processo se repete quantas vezes forem necessárias, com o objetivo de garantir o caimento e qualidade perfeita da marca Sweetie.

Com a peça sendo aprovada, é feita uma ficha com a grade e quantidade para produção.

Cada peça é feita seguindo o padrão de excelência da Sweetie, para vestir crianças livres para serem crianças. 

Quer saber mais sobre a Sweetie? Continua acompanhando nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Sweetie 2021

plugins premium WordPress