Bordados

A delicadeza dos bordados

Quando se fala em estilo clássico e artesanal, fica difícil não lembrar dos bordados. Afinal, esta é uma técnica artesanal.

E mesmo que esse seja um estilo presente em praticamente todas as culturas há séculos, pode-se dizer que surge como um renascimento de expressão artística bem atual.

Como, antigamente, a produção de roupas era 100% manual, o bordado surgiu como uma necessidade de começar a decorar as peças. Ou seja, uma forma de expressão e personalidade.

Originalmente, a técnica nasceu como uma forma das mulheres conseguirem se unir e se expressar. Sendo assim, passa a ser visto com aspecto artístico, muito refletido no bordado contemporâneo até hoje.

Os diferentes estilos de bordados

Os bordados foram se aperfeiçoando com o passar do tempo de acordo com suas necessidades e estilos. Assim, existem algumas técnicas que são mais utilizadas e conhecidas, sendo elas:

Ponto Cruz

O bordado Ponto Cruz está entre os mais populares, conhecidos por seus pontos fechados. Possui o intuito de ser delicado e bem preciso.

Pode ser feito em tecidos diversos, desde toalhas até roupas de alta costura.

Russo

Com estilo encantador, tem efeito 3D que costuma atrair as pessoas pelo seu charme. 

Permite uma grande variedade de desenhos em muitos tecidos. 

Bordados com fitas

Como o nome já diz, é feito com fitas e permite uma maior variedade de cores e tamanhos. Além da adição de botões, a técnica permite criar diversos formatos de desenhos como flores e folhas. 

Vagonite

Este segue desenhos simétricos e geométricos. Além de, diferente dos demais, não deixar nenhum ponto aparente. Você pode notá-los em sua maioria nas toalhas. 

Bordados Rococó

Um trabalho muito delicado e sofisticado, utilizado entre as prioridades da Sweetie, pois permite que as peças fiquem com uma decoração em alto relevo, de diferentes volumes no mesmo desenho. 

Além de diversas cores que se combinam, de acordo com a figura desejada.

Mas, mesmo com essas variedades, nosso bordado mais querido, são as casinhas de abelha. 

Os bordados casinha de abelha: nosso queridinho

A tendência conhecida por smocking no inglês, está presente nas peças infantis desde os 70. Sendo, tradicionalmente, amada pelas famílias da realezas em todo o mundo.

Assim, os bordados casinha de abelha é o clássico, a técnica une o decorativo com o franzido funcional.

Por ser uma técnica artesanal, são feitas de forma manual, o que os torna ainda mais delicados e queridos para as crianças e pelas mamães e papais.

Surgiu na época da Idade Média como uma solução confortável para as mulheres, conhecido por se ajustarem com facilidade e ter longa durabilidade nas famílias.

Em geral, é comum ser visto em batizados, festas de famílias e passeio, principalmente nas peças infantis. Pois permite que as crianças brinquem à vontade como crianças, sem que nada as aperte ou dificulte sua mobilidade.

Por essa razão, o bordado é transmite a pureza e leveza da infância há tanto tempo, e assim continua sendo.

Essa é uma das principais missões da Sweetie, manter vivo um estilo clássico, elegante e confortável para as crianças, de forma que permita que elas sejam crianças em sua essência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Sweetie 2021

plugins premium WordPress