Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil

Saiba tudo sobre o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil

A cada ano, cerca de 12 mil novos casos de câncer infantil são diagnosticados no Brasil, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer). Neste sentido, o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, lembrado no dia 15 de fevereiro, torna-se uma data da maior importância.

Se você está em busca de mais informações sobre o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, confira este conteúdo que a equipe Sweetie preparou para você.

O que é o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil?

Lembrado em todo o mundo no dia 15 de fevereiro, o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil tem a missão de emitir um alerta sobre sinais e sintomas da doença.

Em 2002, a data foi criada pela Childhood Cancer International e simboliza uma campanha mundial para conscientizar sobre o câncer que afeta os pequenos, além de declarar apoio às crianças e adolescentes e seus pais e familiares.

Quantos casos de câncer infantil no Brasil e no mundo?

A nível nacional, a doença é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos, ainda segundo o Inca.

No mundo, estimativas da Iarc (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, na sigla em inglês). mostram que 215.000 casos são diagnosticados, a cada ano, em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85.000 em adolescentes entre 15 e 19 anos.

Quais são os tumores mais frequentes de câncer infantil?

Como você viu, o câncer infantil é um grave problema e que, por isso, exige máxima atenção aos detalhes. Mas você sabe quais são os tumores mais frequentes?

Segundo as autoridades de saúde, os tumores prevalentes para a faixa etária de crianças e adolescentes são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Por que a consulta frequente com o pediatra é fundamental para a prevenção do câncer infantil?

Mamães e papais já sabem, mas pais de primeira viagem precisam se atentar à importância de consultas frequentes ao pediatra. Isso porque os sintomas do câncer infantil, por vezes, são parecidos com os de doenças comuns entre os pequenos. 

Assim, apenas os profissionais de saúde estão habilitados para identificar os primeiros sinais de câncer e recomendar, com a máxima urgência, que a criança passe por uma investigação diagnóstica e consequente tratamento especializado.

Quais são os sintomas mais frequentes de câncer infantil?

Os principais sintomas do câncer que acomete crianças e adolescentes são: palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea; caroços ou inchaços, sobretudo aqueles indolores e sem febre; perda de peso inexplicada, tosse persistente, sudorese noturna e falta de ar; alterações nos olhos, como estrabismo; inchaço abdominal; dores de cabeça persistentes ou graves, vômitos pela manhã com piora ao longo do dia; dor em membros e inchaço sem traumas.

Ao persistirem os sintomas, é necessário procurar um profissional de saúde com a máxima pressa.

Como é realizado o diagnóstico de câncer infantil?

As autoridades de saúde são unânimes: o diagnóstico precoce é essencial na luta contra o câncer infantil. Para tanto, é muito importante que pais e responsáveis trabalhem em parceria com médicos pediatras, que devem acompanhar a criança regularmente.

O Ministério da Saúde destaca que, para além da iniciativa privada, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece uma série de recursos  para o combate ao câncer infantil. O órgão federal destaca a importância da humanização do atendimento, que deve assistir os pais e responsáveis em um momento de fragilidade.

Para este conteúdo, contamos com informações do Inca e Ministério da Saúde. Compartilhe este texto com todos os seus familiares e amigos e ajude na conscientização do câncer infantil, que deve ser lembrado por todos no próximo dia 15 de fevereiro.

Siga a Sweetie nas redes sociais e continue conosco nos próximos conteúdos sobre o universo de nossas crianças, que tanto amamos. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Sweetie 2021

plugins premium WordPress