Halloween

Halloween: como se divertir com as crianças no dia 31 de outubro?

Enfim, o Halloween finalmente chegou! É hora de preparar as abóboras e deixar os ambientes com aquele clima especial e apostar em fantasias assustadoramente lindas para os nossos pequenos – que esperam se deliciar comendo um monte de guloseimas de Halloween, é claro.

Afinal, a data permite doçuras e travessuras: há muito o que esperar para o dia mais divertido de outubro.

Não importa quantos anos você tem ou quantos sustos já deu – e levou – nos Halloweens da sua infância: essas brincadeiras nunca envelhecem. Agora, os pequenos têm a chance de se fantasiar e pedir doçuras ou travessuras, e os pais têm uma desculpa para entrar na brincadeira e relembrar os velhos tempos de Halloween.

Mas, em meio a esse clima mágico, você já se perguntou qual a origem e a história do Halloween? A Sweetie preparou este conteúdo especialmente para você. Vai encarar?  xD

Qual a origem do Halloween?

O Halloween é uma data de muitos e muitos anos, quando a Sabrina ainda não tinha descoberto os seus poderes mágicos e Harry Potter ainda dormia no Armário Sob a Escada. É muito mais velho do que você imagina!

Mas, e quanto às bruxas e bruxos que você passou a associar à data? Eles também fazem parte da história. Confira agora a verdadeira história de como o Halloween foi oficialmente criado.

Você já sabe que o Halloween acontece no último dia de outubro, mas aqui está algo que você talvez não saiba: a palavra em si significa literalmente “noite sagrada”.

Além disso, a data era conhecida pelos europeus como Véspera de Todos os Santos. A Véspera de Todos os Santos (31 de outubro) e o Dia de Todos os Santos (1º de novembro) prestaram homenagem aos santos.

Em inglês, “Hallow” é um termo antigo para santo e “Eve” significa véspera. Logo, como uma palavra mágica, o nome acabou se transformando em “Halloween”, que conhecemos e amamos até hoje.

Por que comemoramos o Halloween em 31 de outubro?

O Halloween cai no dia 31 de outubro porque um antigo festival gaélico de Samhain, considerado a raiz mais antiga conhecida do Halloween, ocorreu neste dia. Inclusive, muitos acreditam que a fronteira entre este mundo e o além se torna mínima nesta época, permitindo a conexão com “o outro lado”.

Esta crença é, de fato, compartilhada por diversas culturas; por exemplo, você já ouviu falar do feriado judaico de Yom Kippur? Pois é, ele também ocorre geralmente em outubro e envolve orações pelos mortos. E é aqui que o Halloween ganha sua conotação de “mal-assombrada”.

Fatos interessantes sobre o Halloween

Como você viu, o Halloween envolve muitos mistérios. Para deixar bem claro, destacamos alguns pontos importantes:

  • Há cerca de 3.000 anos, os celtas faziam festas e celebravam a data fantasiados como um disfarce contra fantasmas;
  • Os celtas celebravam o festival de Samhain, que durava 3 dias, começando em 31 de outubro. Eles comemoravam o fim do verão e a passagem do ano celta, que começava 1 de novembro;
  • Mais tarde, durante a Idade Média, surgiu o nome “Dia das Bruxas”;
  • O Halloween chegou aos EUA em meados do século XIX, na bagagem de uma grande migração de irlandeses;
  • A abóbora utilizada no Halloween americana é uma adaptação de uma prática realizada pelos celtas, que na verdade esculpiam nabos;
  • No Brasil, o Projeto de Lei 2.762, de 2003, instituiu o dia 31 de outubro como o Dia do Saci e seus amigos como incentivo à cultura nacional.

Como fantasiar as crianças para o Halloween?

No que diz respeito às fantasias para o Halloween, quanto mais criativas, melhor! Mas, encontrar roupas de fantasia pode ser um problema.

Portanto, que tal apostar em modelos clássicos e, para dar o toque final, utilizar acessórios ou maquiagem mágica para os seus pequenos?

Assim, você garante que eles vão ficar lindos com roupas cheias de estilo e vocês poderão se divertir, juntos, enquanto brincam e constroem aquele detalhe final em frente ao espelho. Eles vão amar!

Para te ajudar, separamos algumas alternativas da Sweetie para meninas e meninos – da maternidade aos 14 anos. Olha só:

Vestido Bordado

Para meninas de 03 meses a 5 anos, o Vestido Bordado Nice Laranja é uma ótima opção.

Vestido com corpo inteiro bordado em casinha de abelha, manga boneca, gola peter pan, saia franzida com preguinhas na barra, abotoamento e faixa nas costas. Confeccionado em algodão na cor laranja.

Vestido Bolonha

Feito nas cores: fuchsia, preto, roxo e laranja para compor a temática do Halloween para meninas

Vestido com modelagem evase (rodado), um lindo laço nas costas e franzido na barra e mangas; confeccionado em algodão.

Vestido Fantasy Tule

Para meninas de 2 a 14 ano, o Vestido Fantasy Tule Preto é uma linda opção para compor na criação de fantasias temática.

Composição: Malha: 95% viscose 5% elastano; Tule: 97% poliamida 3% elastano.

Camisa Scott Xadrez

Quem disso que não existe opção charmosas e divertidas para os meninos?

Camisa de manga longa em modelagem reta e gola de ponta com fechamento frontal por botões personalizados, costas com pala e pregas; confeccionado na tricoline de algodão xadrez.

Ideias de fantasias para usar com vestidos

Pensando nos modelos sugeridos, que tal anotar algumas dicas para criar as fantasias?

Bruxinha

Em primeiro lugar, vamos da dica mais clássica?! Sim, a bruxinha!!

Que tal usar um chapéu de bruxinha para finalizar a fantasia de Halloween? Você pode apostar em um chapéu preto em formato de cone com estrelinhas.

Para fazer o chapéu, você só vai precisar de duas cartolinas pretas, tesoura e fita adesiva. Faça o chapéu em formato de cone com uma cartolina e use a outra para fazer a borda; finalize com um lindo laço laranja e decore como desejar.

Vai combinar muito bem com os lindos vestidos!

Cabeça de abóbora

Em segundo lugar, uma mais diferenciada mas também super simples de fazer, especialmente com um vestidinho preto ou laranja. Faça uma touca laranja simulando o topo da abóbora.

Para fazer a cabeça de abóbora em casa, você vai precisar de um gorro laranja. Depois, basta costurar umas folhas em tecido verde no topo.

Vai ficar lindo e muito divertido.

Espantalho

E, para os meninos com a camisa xadrez essa é uma ótima opção e super divertida!

Portanto, basta colocar uma calça clara e apostar em uma maquiagem típica próximo aos lábios e deixar as bochechas e nariz mais alaranjado, para finalizar um chapéu de palha.

Assim, você vai poder comemorar o Halloween com os pequenos e se divertir muito!

Se você curtiu nosso conteúdo, compartilhe agora mesmo com os seus amigos e amigas e continue acompanhando o blog da Sweetie. E não deixa de conferir nosso blog. Bom Halloween e até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Sweetie 2021

plugins premium WordPress